Multa por Dirigir com IPVA Vencido

Multa por Dirigir com IPVA Vencido
Rate this post

O IPVA é o imposto pago anualmente referente ao veículo que o indivíduo possui, o valor varia de acordo com o ano e modelo do veículo. É necessário que se mantenha o imposto em dia, afim de evitar penalidades como Multa por Dirigir com IPVA Vencido.

IPVA 2017

Independente do tipo de veículo, todos devemos obrigatoriamente a pagar o IPVA anualmente. Em muitos casos além de multa, você poderá até mesmo perder o seu carro. Para que isso não aconteça, mantenha o imposto em dia e evite maiores dores de cabeça.

Saiba também como Consultar Multa no Detran de São Paulo!

IPVA Vencido – Valor da Multa

A partir do momento em que você atrasa o pagamento, será cobrada uma multa, e essa multa é baseada na taxa Selic. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a taxa é de 0,33% por dia de atraso. Essa taxa irá variar de acordo com o estado em que se encontra. Você pode verificar junto ao Detran de sua cidade para saber mais sobre o valor. O importante é não atrasar, pois quanto mais dias de atraso, maior fica a taxa.

Por isso, se você não possui dinheiro no momento para regularizar o seu IPVA, você poderá fazer um refinanciamento do seu automóvel, onde o banco fará um empréstimo à você para que consiga regularizar sua situação referente ao IPVA.

IPVA Vencido – Penalidades

IPVA Vencido

Se caso você não estiver em dia com o pagamento do seu IPVA, não poderá fazer o licenciamento do veículo. E, quem é pego com o licenciamento irregular, também corre o risco de ter o carro apreendido.Mas as consequências não param por aí. “Ao atrasar o pagamento, o proprietário receberá um comunicado pelo correio com um prazo para acertar a dívida. Se não cumprir essa data, poderá ser negativado”, segundo o presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores.

Se o carro for apreendido pela polícia, você terá que pagar o IPVA, os juros e as multas para regularizar a situação e cobrir os gastos dos dias em que o carro ficou parado no pátio do Detran. Se mesmo assim não puder pagar a dívida, seu carro irá para leilão, o que determinará na perda do automóvel.

Tabela de Isenção do IPVA

A isenção de IPVA se dá para veículo com fabricação superior a 20 anos. Caso você tenha um veículo que tenha sido fabricado entre 10 e 20 anos ou mais estará isento do IPVA. Porém o tempo de fabricação é variado por estado. Lembrando que o seguro obrigatório deverá ser pago normalmente, pois não há isenção para este tipo de imposto.

ESTADO CARROS VELHOS ISENTOS
 Acre  10 anos da data de fabricação
 Alagoas  20 anos da data de fabricação
 Amapá  15 anos da data de fabricação
 Amazonas  15 anos da data de fabricação
 Bahia  15 anos da data de fabricação
 Ceará  15 anos da data de fabricação
 Distrito Federal  15 anos da data de fabricação
 Espírito Santo  15 anos da data de fabricação
 Goiás  10 anos da data de fabricação
 Maranhão  15 anos da data de fabricação
 Mato Grosso do Sul  15 anos da data de fabricação
 Mato Grosso  15 anos da data de fabricação
 Minas Gerais  a redução é progressiva de acordo com o ano do veículo
 Pará  15 anos da data de fabricação
 Paraíba  15 anos da data de fabricação
 Paraná  20 anos da data de fabricação
 Pernambuco  a redução é progressiva de acordo com o ano do veículo
 Piauí  15 anos da data de fabricação
 Rio de Janeiro  15 anos da data de fabricação
 Rio Grande do Norte  10 anos da data de fabricação
 Rio Grande do Sul  20 anos da data de fabricação
 Rondônia  15 anos da data de fabricação
 Roraima  10 anos da data de fabricação
 Santa Catarina  veículos fabricados até 1985
 São Paulo  20 anos da data de fabricação
 Sergipe  15 anos da data de fabricação
 Tocantins  15 anos da data de fabricação