Multa por Dirigir de Chinelo

Dirigir de chinelo é proibido e gera multa para o condutor que estiver nessas condições. (Foto: Divulgação)

Dirigir de chinelo é proibido e gera multa para o condutor que estiver nessas condições. (Foto: Divulgação)

No trânsito é preciso que os motoristas sigam as regras, normas e regulamentações existentes, criadas com o objetivo de manter um trânsito amigável e sem maiores problemas. Essas regras e normas foram regulamentadas e criadas por entidades responsáveis pelo tráfego, como o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), que é um órgão executivo da União que tem como objetivo supervisionar, coordenar, controlar e fiscalizar a política toda essa parte relacionada a direção no país. Quando uma norma e regra é burlada pelos motoristas, multas são aplicadas, e alguns não conhecem todos os motivos de multas. Muitos não sabem nem que existem Multa por Dirigir de Chinelo, isso mesmo.

O Contran é um dos órgãos responsáveis pela regulamentação do Código Nacional de Trânsito. É também ele que atualiza todas as leis de trânsito que são apresentadas pelo Congresso. Além do Contran, temos também os Detrans, que são instituições responsáveis por administrar todos os carros dos estados, tendo um Detran por estado. Através deles que os indivíduos são formados e habilitados para que possam circular com veículos por aí, além de ter o dever de manter o controle sob esses motoristas formados.

Multa por Dirigir de Chinelo – Saiba Mais

Pode parecer meio estranho e muita gente se pergunta sobre algumas infrações de trânsito, mas o errado não seria dirigir descalço? Essa é uma questão que deixa muita gente em dúvida, sobre a permissão ou não para dirigir descalço. Pois saiba que qualquer condutor pode dirigir sem sapatos. É permitido dirigir descalço, seja em rodovias, avenidas ou em lugares mais amplos e menos sinalizados, como estradas. O Código de Trânsito Brasileiro não deixa muito claro e não fala nada muito específico sobre isso, mas é possível ver que no artigo 252 mostra que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa o uso do freio, da embreagem ou do acelerador. No caso, chinelos, sandálias e outros calçados parecidos que não possua hastes ou tiras que possam enroscar em alguma parte dos pedais. O Código justificativa é que o sapato que não está totalmente seguro nos pés, pode ficar preso, acelerando ou freando no momento indevido, podendo causar algum tipo de colisão ou acidente mais grave.

Dentre todos os calçados que são proibidos na hora da direção, os chinelos são sem dúvida os mais perigosos, pois causam instabilidade e podem ficar presos no assoalho do carro, dificultando um reflexo por parte do motorista, caso ocorra algum obstáculo durante a direção.

Tchau Multa! Livre-se do pagamento de multas e pontos na carteira. Multa revertida em advertência. São mais de 18.983 multas anuladas usando o nosso sistema!

Quem é pego dirigindo de chinelos recebe 4 pontos na CNH e paga multa de R$ 130,16