Multa por Extintor Vencido

extintor vencido

O extintor de incêndio não é apenas um acessório do veiculo, e sim um equipamento de segurança. A conservação, ou mesmo ausência do extintor do seu carro pode ser considerado uma infração grave, que gera multa. Porém não basta apenas ter o extintor de incêndio, o mesmo só terá validade se estiver dentro do período de validade e nos padrões estipulados, caso contrário, acarretará multa por extintor vencido.

Todos os outros veículos, incluindo os elétricos, reboques e semi-reboques, saem de fábrica com o extintor e devem mantê-lo durante todo o tempo. Desde 2005, por lei todos os veículos fabricados no Brasil devem vir com o extintor de incêndio como item obrigatório, e quando o mesmo estiver com a data vencida, o motorista deve providenciar sua troca de imediato.

Multa por Extintor Vencido: Pontuação e Valor

A multa por falta de extintor, ou se ele estiver vencido é considerada grave, e tem valor de R$ 195,23, e mais 5 pontos na carteira de motorista.

Recurso de multa por dirigir com extintor vencido

Fique atento aos seus direitos e não corra o risco de perder a sua CNH, para não pagar multas consideradas ”abusivas”, muitas pessoas optam por recorrer ao recurso administrativo para se livrar da penalidade.

Tchau Multa! Livre-se do pagamento de multas e pontos na carteira. Multa revertida em advertência. São mais de 18.983 multas anuladas usando o nosso sistema!

E essa é uma pratica legal a qual todos os motoristas tem direito, e de certa forma tem o dever de realizar, caso não concordem com a multa e a punição aplicada.

Clique aqui e veja como recorrer a multa por dirigir com extintor vencido.

Equipamentos obrigatórios no veículo

A fiscalização da situação dos extintores de incêndio nos veículos é realizada com frequência pelos agentes do DETRAN, e como equipamento obrigatório, são verificados os seguintes itens:

  • O indicador de pressão não pode estar na faixa vermelha;
  • Integridade do lacre;
  • Presença da marca de conformidade do INMETRO;
  • Os prazos de validade do extintor de incêndio não devem estar vencidos;
  • Aparência geral externa em boas condições;
  • Local da instalação do extintor de incêndio.

Novos Extintores do Tipo ABC

Extintores ABC - Novos Extintores

Lembramos, que a partir do dia 1º de outubro de 2015, todos os extintores de incêndio para carros deverão ser alterados para extintores do tipo ABC (novo padrão) e não mais do BC(padrão antigo). A falta de adequação é considerada uma infração grave, e se o motorista for flagrado dirigindo com o extintor BC vencido ou fora das especificações, poderá ter o carro retido, e receberá multa no valor de R$ 195,23, mais 5 pontos registrados na carteira.

Veículos dispensados de portar Extintores

Motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, quadriciclos sem cabine fechada, tratores e aqueles de coleção ou destinados ao mercado de exportação são veículos que estão dispensados de manter o extintor de incêndio.